Aprenda Reiki e Feng Shui

Os princípios, práticas e métodos da sabedoria oriental expressos em filosofias como Feng Shui e Reiki estão constantemente representando papéis muito importantes em nossas vidas, ambientes domésticos e de trabalho. Mesmo para os profissionais de arquitetura que atualmente não conhecem a fundo tais filosofias, aos quais é recomendado que repensem este posicionamento e procurem se apressar em conhecer melhor a respeito delas. Mesmo um estudo básico e superficial dos princípios do Feng Shui pode revelar uma linguagem arquitetônica complexa e algumas vezes intrigante e contraditória. Mesmo algumas poucas sessões de Reiki podem fazer grandes mudanças na produtividade e criatividade do profissional. Embora até mesmo a definição de Tais práticas possa se mostrar difícil e sem consenso algumas vezes, acreditamos profundamente que elas tem muito a agregar ao dia a dia do arquiteto. Tentaremos mostrar de forma objetiva em artigos futuros o quanto tais práticas podem estar relacionadas à boa prática da arquitetura.

 

As origens do Reiki e do Feng Shui

 

Feng Shui é uma prática proveniente da China e consiste em respeitar forças espirituais no momento em que a posição de determinados objetos, mobílias ou estruturas é planejada e definida. É baseado numa criança de que o fluxo de energias tem determinados padrões que podem ter efeitos bons ou ruins nos ambientes. É uma prática que normalmente determina a organização e posicionamento de itens em ambientes internos. Embora encaremos certos princípios do Feng Shui com ceticismo reconhecemos que outros podem ter um valor tangível ao design de interiores. Estas crenças se alinham com o que costumamos considerar interessante sob os padrões da arquitetura. A orientação do leito de acordo com pontos cardeais por exemplo representa uma relação saudável com um jeito natural de acordar em harmonia com a natureza.


O Reiki por sua vez tem origem no Japão e se propõe a ativar os processos naturais de cura do corpo agindo no sentido de promover equilíbrio, alinhamento e evolução nos campos da saúde mental, emocional, física e espiritual. O Reiki é considerado um método de cura natural e seguro. A ideia do Reiki é baseada também em fluxos de energia, mas de uma espécie de energia vital que flui através dos corpos humanos e de animais ou mesmo das plantas. Quando esta energia não encontra-se em níveis ideais as pessoas costumam se sentir desequilibradas ou adoecidos. Manter estes níveis de energia altos é, segundo o Reiki, uma forma de ter uma vida com alto índice de qualidade. Reiki e Feng Shui são filosofias de certa forma paralelas ponto tendo em vista que ambas lidam com fluxos de energias que afetam as pessoas.

 

Muitos arquitetos tem começado a estudar reiki e feng shui para aplicar tais práticas à profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *